Artigo

Plano estratégico para 2019: 7 dicas para alcançar resultados

02 de janeiro de 2019

O planejamento estratégico é como as promessas de Ano Novo dos negócios: as melhores intenções combinadas com uma visão gloriosa de um futuro próspero, prometemos fazer diferente e conquistar o mundo, com um espírito novo de esperança e entusiasmo.

Assim como as resoluções de Ano Novo, em algum momento entre os lindos fogos de artifício acompanhados das 7 ondinhas e a primeira semana de janeiro (ou depois do carnaval, para alguns), que a realidade cai por terra. Em dezembro, nós temos um conto de fadas sobre um futuro distante, mas a cada ano que passa nós falhamos em chegar perto do nosso sonho. Pare um pouco e reflita: os seus planos para 2019 estão realmente preparados para concretizar seus desejos?

O Planejamento Estratégico para 2019 deve ser o primeiro passo para uma progressão que, com clareza, leve você e sua empresa para onde você deseja estar. Seu plano estratégico deve alinhar você, seu foco, suas atividades para que você alcance seu sonho. Será que seus planos, estratégias, táticas e ações vão realmente fazer com que você progrida em 2019? Use essas 7 questões como guia para alcançar o sucesso – você pode refazer essas perguntas enquanto pula as 7 ondinhas no réveillon, só não pode acreditar que só os pulinhos farão você saltar para uma posição melhor em 2019, ok? ?

Plano estratégico para 2019: 7 dicas para alcançar resultados

1. Antes de tudo, qual é o seu sonho?

Onde você quer estar? O que você quer para a sua empresa? Seu objetivo é vender milhões ou se aposentar mais cedo? Você quer dominar o mercado ou criar uma empresa sustentável financeira e socialmente? Seja claro sobre o que você deseja, pois se não souber onde você quer chegar, provavelmente só andará em círculos.

2. Pergunta clássica: daqui a 5 anos, onde você deseja estar?

Sim, já é difícil definir – e cumprir – um objetivo de curto prazo, mas um planejamento de médio termo é importante para alinhar todas as suas ações. É importante que tenha esse objetivo em mente para criar seu planejamento estratégico de 2019. Foque no sucesso, esqueça distrações. Algumas metas podem ser mais fáceis, não tem problema algum nisso, apenas não deixe que isso consuma seu tempo. Que produtos você quer lançar? Qual o nível de vendas ou infraestrutura da sua empresa alcançará neste tempo? O que quer que esteja melhor em 5 anos?

3. Você sabe quais são suas forças e fraquezas?

A análise da sua S.W.O.T (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) é fundamental para trazer insights de como anda seu negócio e o que fazer para se preparar para atingir sua meta. Para fazer essa análise basta que após analisar os dois primeiros pontos (forças e fraquezas), olhe para o ambiente externo, aquilo que você não consegue controlar. Nesse quesito, são observadas as oportunidades. Por último, veja quais são as ameaças que o novo cenário pode apresentar, tudo o que puder afetar negativamente seus objetivos.

4. Como seus colaboradores administram o tempo? E você?

Todo o seu planejamento estratégico 2019 deve priorizar as pessoas, já que a produtividade é um ponto chave para o sucesso de uma empresa. Certifique-se de que sua equipe está alinhada em relação às prioridades e o que é mais importante. Atente-se também em relação aos excessos: um colaborador que tem mais tarefas do que pode entregar pode dar prejuízos! Veja se o problema é delegação de trabalho, organização ou realmente o caso de contratar uma nova pessoa para auxiliá-lo. Faça essa pesquisa antes de cobrar mais produção ou o efeito será o contrário.
O tempo também pode ser melhor aproveitado com um sistema de gestão correspondente às suas necessidades. Nesse aspecto, nós podemos ajudar diretamente. ?

5. Algum gasto desnecessário? Algum gasto que não sabe de onde vem?

Se a produtividade é a chave do sucesso, o controle financeiro é a chave-mestra! Não adianta saber apenas os gastos, seja com a folha, material de escritório e contas básicas de luz e água. É preciso avaliar se o que a sua empresa entrega ao cliente é de fato lucrativo ou está dando mais prejuízos. Às vezes, é questão de reavaliar processos e reformular o produto propriamente dito. Além disso, é importantíssimo fazer um fluxo de caixa de forma correta, só assim você sabe o que gastou no mês e também prevê gastos ou possíveis investimentos. Muitas empresas sabem dizer o quanto gastaram ou faturaram, porque dependem de planilhas manuais, que muitas vezes não são atualizadas ou estão recheadas de erros. Cuidado!

6. Como está o seu cliente? Como você quer que ele esteja?

O cliente sempre tem razão. É um fato, pois ele decide a compra. Se ele opta por outra empresa em vez da sua, ele tem razão. Parece cruel, mas explico: se algo nos incomoda ou não nos satisfaz, a gente tenta algo diferente, certo? Com o cliente (ou lead, público-alvo…) é a mesma coisa. Se ele não fechou negócio com você é porque alguma coisa você não pôde entregar. Às vezes é o preço que está fora do orçamento, às vezes o produto simplesmente não é apropriado às necessidades dele. Isso é saudável no mercado e cada produto tem seu segmento. O que não é saudável é que o time de vendas não consiga avaliar esse segmento ou o próprio trabalho, além de não conseguir avaliar o seu time de vendas. Em seu planejamento estratégico de 2019 é preciso dedicar ao menos um tempo para estudar o seu cliente. E por estudar quero dizer buscar feedbacks, sem medo. Pergunte o que ele pensa do seu serviço ou produto, mas pergunte com a intenção de ouvi-lo e estudar como se adequar – se for o caso – ao solicitado.

7. Você é feliz? Seu time está satisfeito?

Como falamos no tópico 4, a produtividade é importante, mas sabia que um dos principais pontos para ser produtivo é o bem-estar? É aquela máxima: time feliz é sucesso garantido. Se funciona no futebol, por que não funcionaria em uma empresa, certo? Para garantir a felicidade do grupo é preciso ter indicativos, que podem ser pesquisas internas, conversas informais, às vezes trocar a posição das mesas, para que tenham mais luz do sol, uma parede colorida, uma plantinha. São muitos fatores que podem melhorar o clima da empresa, não apenas o aumento salarial. O principal é: comunicação. O mesmo se aplica a você. Você é feliz? Se não é, o que te impede de buscar sua felicidade, seu bem-estar? Compartilhe com sua equipe (e com a gente!), além de buscar inspiração, seja a própria fonte de inspiração.

Possuir uma agenda cheia nem sempre significa progresso. Atividades ou ações que não são direcionadas para alcançar sua meta não ajudarão a alcançá-la (nem pular 100 ondinhas). Saiba onde você quer chegar e garanta que em 2019, em 2020, 2021 e em todos os próximos anos, seu plano estratégico faça você chegar cada vez mais perto do seu sonho.

Precisa de ajuda? Conte com a gente. Vamos prosperar e alcançar juntos um futuro melhor. ?

Inscreva-se para receber novidades e ofertas especiais